Em grande parte da África Oriental –incluindo Quênia, Tanzânia e Ruanda– e no sul do Brasil, as enchentes causadas por chuvas excepcionalmente fortes devastaram casas e comunidades, com resultados devastadores.
Essas enchentes sem precedentes, relatadas por notícias de todo o mundo, estão desalojando milhares de famílias e causando centenas de perdas de vidas, casas, pontes e outras infraestruturas, deixando graves crises humanitárias em seu rastro.
Infelizmente, esse quadro é um prenúncio sombrio de um futuro cada vez mais próximo. A mudança climática aumenta a probabilidade de eventos extremos de chuva, que provocam inundações, afetando especialmente as populações localizadas em planícies de inundação que não possuem infraestrutura de drenagem adequada.
O planejamento proativo, baseado em sistemas naturais, pode ajudar a lidar com as inundações. As árvores, por exemplo, podem ser poderosas aliadas na prevenção de enchentes pelos seguintes motivos:
- As árvores reduzem a velocidade do fluxo de água
As árvores agem como um guarda-chuva, interceptando a chuva em suas folhas. Isso retarda o fluxo de água que chega ao solo, reduzindo o risco de inundações repentinas causadas pelo transbordamento de cursos d’água. O atraso também permite que parte da água evapore na atmosfera sem atingir o solo.
- As árvores absorvem a água da chuva
As raízes das árvores são esponjas naturais: elas absorvem a água da chuva e a armazenam no solo. Com o passar dos anos, esses sistemas radiculares podem afrouxar ainda mais o solo, reduzindo a compactação e ajudando a água a penetrar mais profundamente no solo. Isso reduz o escoamento superficial e permite que a água se infiltre lentamente, reabastecendo as reservas de água subterrânea.
- As árvores evitam a erosão
Quando a chuva forte atinge o solo descoberto, ela pode causar erosão. Isso leva embora a valiosa camada superficial do solo e aumenta os sedimentos nos cursos de água, piorando as enchentes. Além de diminuir o fluxo de água no solo, conforme explicado, as árvores também mantêm o solo no lugar com suas raízes e o protegem com suas folhas caídas, evitando assim a erosão e mantendo os cursos de água saudáveis.
- As árvores são “pontes” sobre águas turbulentas
À medida que a crise climática se aprofunda e o custo de enfrentá-la aumenta, é animador ver soluções eficientes baseadas na natureza que abordam a mitigação e a adaptação e estão ao alcance de muitas comunidades.
Como Éliane Ubalijoro, CEO do Centro de Pesquisa Florestal Internacional e Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal (CIFOR-ICRAF), declarou em um artigo de opinião recente, as florestas e as árvores “podem ajudar a acabar com a sequência constante de marcos climáticos com os quais nos acostumamos na última década… [elas] são algumas das mais importantes ‘pontes’ para um futuro climaticamente estável em um planeta habitável.
- As árvores são soluções quando são bem planejadas
Nem todas as árvores são adequadas para todos os locais, e a escolha da espécie e do local é fundamental para maximizar os benefícios da proteção contra inundações e aumentar a probabilidade de sobrevivência das plantações em longo prazo. Por exemplo, o plantio de árvores grandes e pesadas muito perto de cursos d’água pode agravar o risco de inundação, enquanto a escolha de espécies que ofereçam segurança alimentar e benefícios de subsistência, como frutas que podem ser colhidas, pode aumentar as chances de aceitação e proteção local. Portanto, os esquemas de plantio para proteção contra enchentes devem sempre ser feitos em colaboração com as partes interessadas, como prefeituras, organizações da sociedade civil e comunidades locais.









